10 maio 2017

Inspire-se com essas dicas de fotografia gastronômica


     Basta uma olhada rápida de cinco minutos no Instagram para reparar que a maioria das fotos se dividem em três categorias: moda, viagens e comida. Muita comida.

    Para os que querem fazer do Instagram um meio de vida e uma fonte de renda, as fotos de pratos é definitivamente a maneira mais acessível. Afinal, tornar-se um blogueiro de moda ou viagens requer muito mais tempo, disponibilidade e, claro, dinheiro.

     Mas, engana-se quem pensa que é fácil tirar foto de alimentos. Sem algumas técnicas de fotografia, seu prato lindo corre o risco de ficar parecendo uma gororoba de quinta.  Neste post reuni algumas dicas valiosas que vão transformar sua comida em uma imagem linda cheia de likes.

Foco

     1) Com seu próprio smartphone, toque na área onde você quer o foco. Quando estiver satisfeito, deslize o dedo para cima e para baixo para alterar o brilho. Esta dica pode ser super útil em restaurantes e bares com pouca iluminação.



Crédito: Bon AppetitMag

      O sanduíche no plano principal e as batatas ao fundo dão mais profundidade e deixam a foto mais interessante.


Defina um padrão

     2) Deslize com o dedo para esquerda se preferir tirar uma foto já quadrada. Sobre o tamanho, tente manter um padrão para que seu perfil não fique com muitos tipos diferentes.

Evite usar o Zoom

     3) Não use o zoom do iPhone já que ele diminui a qualidade da imagem. Se puder, aproxime-se fisicamente do prato a ser fotografado.

Pense nas cores

     4) Abuse do contraste de cores. Coloque fatias da laranja ao lado de uma melancia reluzente. Faça um jogo com o verde das folhas e o roxo da cebola. Mas economize no número de cores para sua foto não ser uma explosão multicolorida.



Crédito: PedidosJá

     Cores e diferentes formatos podem transformar um prato simples.

     5) Transforme o formato dos alimentos. Vale descascar as frutas de outra maneira, cortar as cenouras em cubos ou palitos e até usar formas menos comuns como espirais.



Crédito: SpoonFork Bacon

     Composição que brinca com as formas e cores dos alimentos.

Profissionalize

      6) Considere usar uma câmera profissional se sua intenção é fazer fotos realmente incríveis. As câmeras dos smartphones, apesar de serem cada vez mais modernas, não têm todas as funções e lentes que você teria com uma câmera profissional.

Aplicativos e edição

     7) Existem aplicativos que podem levar seus cliques a outro nível. O Snapseed, por exemplo, é incrível para edição de fotos. Depois de escolher a imagem que você deseja editar, mexa na nitidez e na estrutura. Em seguida, altere o brilho, a saturação e a temperatura. O último passo é usar o filtro "HDR Scape". Pode parecer complicado, mas quando feito da maneira certa, o uso de aplicativos pode transformar essas imagens.

Quem aí tem mais dicas de fotografia gastronomica? Divide com a gente nos comentários!






Nenhum comentário:

Postar um comentário